domingo, 21 de setembro de 2008

Don Juan DeMarco



Este é um filme de 1995 com Johnny Depp e Marlon Brando nos principais papéis, que nos relata a história de um homem (dos nossos dias) que acredita ser o famoso Don Juan (o maior amante de todos os tempos, papel representado por Johnny Depp). Quanto a Marlon Brando interpreta o papel do psiquiatra que tem o objectivo de compreender a mente deste homem, que aparentemente vive num estado de delírio que o leva a considerar toda a realidade de um ponto de vista bem diferente.

Don Juan apaixona-se por uma rapariga que vê num poster com a qual nunca esteve pessoalmente. No entanto, interioriza que ela é a sua alma gémea e que chegaram mesmo a trocar juras eternas de amor. Ao saber que ele já tinha estado com mais de mil mulheres, a musa de Don Juan acaba por o deixar, o que o leva a querer suicidar-se; sendo aí que começa a trama, com o psiquiatra a ouvir a visão criativa e romântica do Mundo por parte de Don Juan.

Todo o hospital psiquiátrico fica em alvoroço aquando a chegada deste conquistador, isto porque segundo o próprio, ele procura a beleza interna de cada mulher, já que todas são únicas e igualmente belas. Este é um filme que conjuga magistralmente o drama, a comédia e o romance.

Neste filme a sedução e o prazer surgem como algo natural, quase como uma arte que o Homem deve moldar e não como um pecado. Os diálogos foram habilmente construídos de modo a contagiar o espectador, a fazê-lo questionar-se interiormente e a envolvê-lo neste filme que coloca frente a frente a verdade daquilo que vêmos e a verdade daquilo que sentimos e em que queremos acreditar.
D.Juan DeMarco dá-nos a resposta para as únicas perguntas de valor na vida: O que é sagrado? De que é feito o espírito? Porque vale a pena viver? Pelo que vale a pena morrer?… A resposta é apenas uma e para a descobrir é preciso ver o filme ! ;)


Banda Sonora : a destacar "Have You Ever Really Loved a Woman?" - Bryan Adams


"I give women pleasure, if they desire, it is of course the greatest pleasure they will ever experience."



segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Scent of a Woman



Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O'Donnell), um jovem acompanhante, com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de morrer. Porém, na viagem ele começa a interessar-se pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade.

Este é um grande filme em todos os sentidos, principalmente a visão. Por isso mesmo, podemos ver uma interpretação inesquecível de Al Pacino como um homem cego, tentando realizar o sonho da sua vida. Podemos ver como esse sonho acaba transformando para sempre também a vida do seu acompanhante, um estudante com sérios dilemas morais. Mas podemos ver, principalmente, que a maior deficiência que um homem pode ter não é a falta de qualquer um dos sentidos. É a falta de amor.


Banda Sonora : a destacar "Por Una Cabeza" - The Tango Project


"Well, gentlemen, when the shit hits the fan, some guys run and some guys stay"




sábado, 13 de setembro de 2008

The lake house




Kate Forster (Sandra Bullock) é uma médica solitária que morava numa casa à beira de um lago. Ela passa a trocar cartas de amor com o novo morador da residência, o arquiteto frustrado Alex (Keanu Reeves). No entanto, percebem que existe um espaço de tempo que atrapalha o "relacionamento" entre os dois. Percebendo a aura de mistério em torno da troca de cartas, eles tentam "driblar" esse contratempo para que, finalmente, a hora certa para que se amem chegue.

Um filme que usa as potencialidades da situação: o encontro de dois seres humanos numa outra dimensão, a meio caminho entre os factos da memória e as ambivalências do desejo — sugestivo , simplista e envolvente. Gostei

Banda Sonora : a destacar "This Never Happened Before" - Paul McCartney e "Somewhere only we know" - Keane


"I sometimes feel as if I'm invisible, as if no one can see me at all. I never felt that way when I lived at the Lake House."




quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Top Gun



Uma formidável e palpitante combinação de acção, música e uma incrível fotografia aérea, fizeram de Top Gun um arrasador sucesso de 1986. Top Gun mostra o perigo e a emoção que aguardam cada um dos pilotos da prestigiosa escola de aviação de caça da Marinha. Tom Cruise é Maverick Mitchell, um ousado jovem piloto que pretende tornar-se o melhor entre os melhores. Kelly McGillis está estonteante como instrutora civil que ensina a Maverick algumas coisas que não se aprendem numa sala de aula.

Nada como iniciar este blog com um dos meus filmes favoritos (TOP GUN)
Ok, o filme é antigo (1986, dependendo do ponto de vista ), não é nenhuma obra prima da 7ª arte, mas tem algo que me diz muito ... Aviões :) !!!
É um filme que se vê bem, o argumento é simples mas tem belas cenas de combates aéreos.
Tem também uma boa banda sonora da qual se destaca o tema "Take my breath away" dos Berlin.

Aqui fica a minha sugestão, para ver ou rever.

"There are no points for second place"